Postos. Fóssil. Ipiranga tem nome de cabaré barato.


O “posto Ipiranga...” É incontestável o fato de Paulo Guedes ser um economista de sucesso no mercado financeiro, e assim, ter feito fortuna. Méritos para ele. 

É coerente dizer que ele é um bom administrador - Tem dinheiro no caixa, a gente paga, se não, a gente corta aqui, ali, doa a quem doer, e fazemos caixa para termos sempre uma reserva. 

Pois bem, as Ciências Econômicas é um ramo das Ciências Humanas. O ministro Paulo Guedes ocupa atualmente a pasta da economia e não da especulação de mercado, tem se mostrado inábil na arte econômica, frente ao ministério; ser ministro da economia é muito mais que usar métodos e estratégias de mercado para lucrar, pois a política interna e internacional é latente nesse meio. 

Não é liberal. Pois deixa claro que sua ideia de gestão é ineficiente, e deixa bem claro isso, quando critica brasileiros de forma preconceituosa por viajarem para o exterior,  quando deveriam viajar para Cachoeiro do Itapemirim, visando um maior fluxo de dinheiro aqui no país. Ora, mas,  no liberalismo econômico, o mercado não deve seguir um fluxo natural, que inevitavelmente haverá um equilíbrio saudável? E a liberdade de cada um fazer com o seu próprio dinheiro o que bem entender? E as interferências do presidente? 

O posto Ipiranga do presidente Bolsonaro, inábil, ou mostrando de forma escancarada para que veio, vai na contramão do mundo na forma de gerir crises desse tipo que estamos vivendo. Não têm alcançado os mais pobres e nem as pequenas empresas, porém, tem sido generoso com os bancos, e, o dinheiro teima em não chegar nas mãos dos mais pobres, claramente uma estratégia para causar desespero na população. ESCANCARADAMENTE UMA FORMA DE SABOTAR O ISOLAMENTO SOCIAL, tão atacado por Bolsonaro. 

Nesse momento, ele deveria estar testando suas táticas e todo seu conhecimento no mercado financeiro. Ministério da economia é lugar de economista que entende de sociedade, de povo, e de problemas peculiares de um país que sofre com a concentração de renda nas mãos de poucos.


Texto publicado originalmente em meu Instagram, em 13.04.2020

https://www.instagram.com/p/B-8C3llHApy/?igshid=1ixmp3ixmuu74

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tecnologia e volatilidade. Um mundo aparentemente sem base, que nos obriga a descartar um dia que jamais existiu. E, pasmem. Isso dói.

A juventude brasileira tem todos os direitos que você possa imaginar!

O Crápula da ideologia de Quinta