SANEAMENTO BASICO NO CONTEXTO DO NOVO MARCO LEGAL DO SANEAMENTO.


2019 foi um ano de acaloradas discussões sobre o famigerado novo marco legal do saneamento. Meu posicionamento anti-extremos ideológicos, me ajudou a entender de forma ampla, a proposta do novo marco legal do saneamento, sem assumir a privatização como monstro, e sem assumir irrestritamente a estatização desses serviços. 

Acho infantil, ingênuo, e utópico, olhar para uma oportunidade de privatização grandiosa como essa, e ver todos os problemas de acesso ao saneamento sanados. Sedentos jovens, buscando notoriedade política, e mudança (muitos desconhecem os verdadeiros problemas da periferia), ou tidos como estudiosos, que assumiram o liberalismo econômico como ideal norteador para seus posicionamentos políticos, defenderam essa medida com unhas e dentes. 

À um dos fatos:

“Quase 100 Milhões de brasileiros não têm acesso a este serviço¹; Cerca de 13 milhões de crianças e adolescentes não têm acesso ao saneamento básico³; 3,1% das crianças e dos adolescentes não têm sanitário em casa³; 36 municípios nas 100 maiores cidades do país têm menos de 60% da população com coleta de esgoto.”

Isso é um fato? Sim! Mas, não pela incompetência das empresas públicas e privadas que cuidam desse serviço. O problema da falta de acesso à água tratada, e ao saneamento de esgoto e lixo, tem um item fundamental, pouco debatido, grosseiramente, e intencionalmente ignorado em todo o processo de votação no congresso; que são moradores de áreas de risco, invasões, condomínios ilegais, e favelas, espalhadas por todas as grandes cidades do Brasil. Inclusive, há municípios inteiros nessas condições. 

Números são manipulados, os fatos são então facilmente distorcidos, utilizando de números com motivações equivocadas para induzir a opinião pública à respeito de um serviço tão importante para a população. 

A cidade precisa de reformulação, readequação, e planejamento. O problema da falta de moradia decente para os brasileiros mais pobres, que são a GRANDE MAIORIA DA POPULAÇÃO, tem de ser debatido exaustivamente. O problema da falta de esgoto e água tratada, tem relação com um problema de moradia, e seriedade com quem mais precisa. 


Texto publicado em meu Instagram, em 19.08.2020.

https://instagram.com/p/CEF5gOvBxGH/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tecnologia e volatilidade. Um mundo aparentemente sem base, que nos obriga a descartar um dia que jamais existiu. E, pasmem. Isso dói.

A juventude brasileira tem todos os direitos que você possa imaginar!

O Crápula da ideologia de Quinta