Brasil de Bolsonaro com Pandemia, e Contra OMS.


Há em curso, baseada na desinformação através de postagens, preguiça de certificar-se sobra a veracidade das mesmas, e apelo ao revanchismo e ideologia, a construção de narrativas visando objetivos a curto prazo. 

A última plantada por Bolsonaro e suas milícias digitais, diz respeito à declaração da infectologista da OMS, sobre a transmissão do vírus a partir de assintomáticos. 

Boa parte dos que reproduzem a afirmação de Bolsonaro sobre a OMS, e declaração sobre os assintomáticos (que visa desqualificar e pôr em xeque a integridade da instituição), são, primeiro, fanáticos (não importa se Bolsonaro mente ou fala a verdade), ou desinformados (pq têm acompanhado com suas paixões os acontecimentos, assumindo para sí um lado, fazendo leituras enviesadas, não confrontando de verdade análises e fatos), ou mal caráter (aqueles que fazem propositalmente, visando unicamente proteger um projeto, mesmo discordando de posicionamentos mentirosos e/ou equivocados. 

Se trata de um vírus pouco conhecido, sabemos. E é natural que revejam algumas estratégias, à medida que descobertas são afirmadas ou refutadas por pesquisas depois. A Dra., respondia a um jornalista algo específico, utilizando de poucos estudos feitos tentando seguir a assintomáticos, mas não declarou mudança no protocolo. Não afirmou de fato que os assintomáticos raramente transmitem o covid-19. Foi prato cheio para oportunistas, para confundir. A ciência não é engessada, não trabalha com verdades absolutas (como os contraditórios bolsonaristas); o cientificamente comprovado não é estanque, há sempre mudanças em alguns pontos, pois, não se enquadra a natureza em leis, ela sempre nos surpreende, forçando a comunidade científica a readequar a teoria. 

No entanto, a ciência é indispensável para o progresso, para nosso bem-estar. É só olhar a nossa volta. Indiscutivelmente ela tem melhorado nossas vidas, e claro, sofre críticas, justas, e outras nem tanto. Mas é indispensável e deve ser respeitada, pois têm protocolos, procedimentos de integridade que qualificam e tornam suas atividades sérias.

As medidas de isolamento social são sim as mais sensatas e corretas. E o trágico quadro brasileiro... vocês sabem


Texto publicado em meu Instagram, em 11.06.2020

https://www.instagram.com/p/CBTN8aQnXmm/?igshid=oypem6hdtjjs

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tecnologia e volatilidade. Um mundo aparentemente sem base, que nos obriga a descartar um dia que jamais existiu. E, pasmem. Isso dói.

A juventude brasileira tem todos os direitos que você possa imaginar!

O Crápula da ideologia de Quinta