1994


Eu,



Por longos minutos, apaguei, saí de mim. Estava a procura de algo para preencher as linhas acima. A verdade é que eu me transportei em espírito para o sítio, e lá estava eu, com os meus cabelos longos, jogando futebol com meus tios, tios e primos da minha idade. Imagino que estou num grande estádio de futebol, jogando em um time de dois jogadores, é uma dupla! O gramado de areia do campo, é cheio de pedras que machucam os pés, nesse estádio, não se joga de chuteiras, a bola é de meias, os torcedores somos nós mesmo, os jogadores. Os jogos são sempre realizados sob a lua do meio-dia, a areia é quente, mas a gente nem liga! O campeonato está pegando fogo também! A gente escuta o barulho dos pássaros, das árvores, quando a gente olha pra cima, vemos urubus, o céu é azul, não tem uma nuvem sequer, até que venta um pouco, um vento quente, passa uma galinha na frente da trave quando vou chutar à gol, a bola bate da na galinha, é pena pra todos os lados a galinha cacareja, e não foi gol, e agora?
Briga de torcidas! Cadê o Juiz? A galinha escafedeu-se no meio do que um dia foram braquiárias, era tudo que o time perdedor queria heis o impasse!
Esse tipo de situação compromete seriamente a credibilidade do campeonato! a torcida quer invadir o estádio! Olha, eu chutei uma pedra num lance anterior, machuquei o meu dedo, veja o sangue! sujou até a bola de meias! Lá vem dona Mariquinha, com uma lata de tintas sobre a cabeça, a lata está cheia de água! Pedimos a sua opinião, e ela nos deu o gol, a galinha não tinha o direito de atrapalhar! Sim o Juiz, Dona Mariquinha.
Tá na hora do almoço, já são 13 horas, as solas dos pés estão dormentes parece que se fez uma carapaça de coro duro, pelo calor da areia. O sangue do meu dedo já ressecou tá cheio de areia, com a areia quente em cima, nem inflama. Olhei ao horizonte, vi Campina Grande! Estou na Zona Rural, venho pouco aqui no sítio da minha avó materna, é que eu prefiro o Beco da Pavoa. 
Andando, aqui do meu lado direito, tem um pé de seriguela, mais à frente tem um de caju, depois um de joá, mais adiante, tem um galinheiro. Tá muito seco, mas eu gosto daqui, dizem que daqui à alguns meses eu estarei indo para Brasília, acho que é Ceilândia o nome do lugar. Meu Pai já está lá, parece que trabalha em uma gráfica! Nem sei o que é gráfica! É que eu acho que lá é um pouco diferente, dizem que demoram três dias e duas noites para chegar a Brasília.

Eu queria ver meu Pai, mas é que se eu ficasse aqui, eu teria a oportunidade de terminar esse jogo que a galinha estragou, eu ia comer seriguela daquele pé ali atrás que está seco, e mais! Ia ficar deitado debaixo da sombra de uma árvore qualquer, olhando os Urubus dançarem no céu azulado, rarefeito, planando em um movimento circular, aos montes. Deve ter sido um animal qualquer que morreu, seu corpo deve está inchado sob o sol dessa seca, não vai ter lambu pra caçar,sob o sol que me beija, não haverá peixe lá no açude, sob o sol dessa seca, todos nós permaneceremos, sob o sol que me beija, nós reinamos nesse universo quente, é evidente que essa vontade e amor pelo que se é, nos faz mais que diferentes. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tecnologia e volatilidade. Um mundo aparentemente sem base, que nos obriga a descartar um dia que jamais existiu. E, pasmem. Isso dói.

A juventude brasileira tem todos os direitos que você possa imaginar!

O Crápula da ideologia de Quinta